sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alunos da rede municipal dão lição de cidadania em Santa Gertrudes-PB



Um mutirão contra a dengue tomou conta do Distrito de Santa Gertrudes nesta quinta-feira, 17. Ações de intervenção e prevenção foram realizadas pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde. 
Unindo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a equipe do PSF Antônio Urquiza referenciado pelo NASF DGA I, agentes de saúde e da vigilância ambiental, além de funcionários e alunos da Escola Municipal José Permínio Wanderley, a população de Santa Gertrudes deu um verdadeiro exemplo de cidadania e espírito de comunidade. 
“Como essa mobilização contra a dengue já é tradicional nesta unidade de saúde em Santa Gertrudes, a Secretaria de Saúde decidiu iniciar suas grandes mobilizações contra a dengue aqui no Distrito de Santa Gertrudes e são ações que se estenderão por toda cidade de Patos com o apoio das Escolas, seguindo um cronograma que estamos fechando. Durante todo o dia a população de Santa Gertrudes auxiliou a vigilância ambiental no recolhimento de materiais caracterizados como foco gerador do mosquito” explicou José Rodrigues Amorim, coordenador da Vigilância Epidemiológica e Ambiental. 
O coordenador revelou ainda que o empenho da população torna-se um grande diferencial na guerra contra o Aedes aegypti. “Há vários anos que nós fazemos este trabalho, mas, temos intensificado a nossa rotina nos últimos dias, convocando a população para que haja um engajamento e uma sensibilização comunitária, porque se isso não acontecer estaremos realizando um trabalho em vão”, enfatizou. Santa Gertrudes
Alunos da Escola Municipal José Permínio Wanderley roubaram a cena ao entoar paródias educativas, apresentar peças teatrais, danças, e coletar considerável quantidade de material identificado pelos próprios adolescentes como propícios, para o surgimento da larva do mosquito.   
O aluno José Wesley Alves de Medeiros avaliou o multirão contra a dengue. “Como eu mesmo tive a doença, acho importante orientar a comunidade porque as pessoas muitas vezes não sabem como agir. Como a maior parte da população de Santa Gertrudes têm parentes que frequentam a Escola José Perminio Wanderley, então nós levaremos os exemplos para dentro de casa e tenho certeza que os nossos pais irão aprovar”, destacou o adolescente. 
Devido à constante disponibilidade dos alunos da José Escola Permínio Wanderley ao contribuir com as ações de benefício comunitário no Distrito de Santa Gertrudes através do programa Saúde na Escola, a diretora Ana Nária Medeiros de Araújo, recebeu uma homenagem da equipe do PSF Antônio Urquiza, entregue pelo médico sanitarista Eduardo Batista Neto e pela enfermeira, Aline Nóbrega. 
O Multirão contra a dengue em Santa Gertrudes contou ainda com a presença da coordenadora do NASF I, Dione Santos,  além do apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria Municipal de Educação.

Retirado do Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário