terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CASO MATHEUS: Sepultamento de criança foi hoje

O sepultamento de Matheus Brito, de apenas três anos, aconteceu hoje, durante a manhã, no Cemitério Bom Pastor II, no bairro Bom Pastor. Até ontem às 18 horas, o corpo da criança permanecia no Hospital Wlafredo Gurgel. A família da vítima aguardava a remoção para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para, somente depois, ser liberado para o velório.
Foto:Adriano AbreuGeane Brito e Benta da Silva Brito, mãe e avó de Matheus, estão inconformadas com a morte da criança e culpam a demora no atendimentoGeane Brito e Benta da Silva Brito, mãe e avó de Matheus, estão inconformadas com a morte da criança e culpam a demora no atendimento
Com a permissão de Geane Brito, 37, mãe de Matheus, foram doados os seguintes órgãos da criança: córneas, fígado e rins. O desejo de doar os órgãos, caso o filho morresse foi revelado por Geane, em entrevista à reportagem na sexta-feira (18).
Matheus, na quarta-feira passada se engasgou com um caroço de pitomba.  “Ele saiu daqui e todo mundo tinha certeza que ia voltar porque era um caso simples. O Samu demorou a atender e ele levou muito tempo para ser transferido para uma UTI”. As palavras que misturam revolta e emoção são de Benta da Silva Brito, avó de Matheus.
Os primeiros atendimentos ao  garoto foram realizados pelo  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, na zona Norte foram 36 horas para o garoto ser transferido para uma UTI pediátrica. O secretário municipal de Saúde discorda que isso tenha afetado decisivamente o estado de saúde de Matheus.
O menino era o filho mais novo dos quatro que possui a empregada doméstica Geane. O drama da família teve início na tarde da última terça-feira. “Um amiguinho  ofereceu a ele uma pitomba e ele acabou se engasgando. O tio dele correu para ir ao hospital e no caminho encontrou uma ambulância do Samu, que prestou os primeiros socorros”, relatou a mãe de Matheus. Apesar do atendimento prestado, Geane reclama que o veículo se recusou a levá-lo imediatamente a um pronto-socorro.
Família doa órgãos da criança para realização de transplantes
Fígado, rins e córneas do garoto Matheus foram doados pela família após confirmada a morte na noite de domingo. Na manhã de ontem, os órgãos eram retirados para transplante. Segundo informações da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, as córneas servirão para um dos 150 pacientes que há na fila de espera do estado. Os rins serão enviados para Recife e o fígado para o Rio de Janeiro.
A mãe de Matheus, Geane de Brito, afirmou que a decisão veio após o pedido do médico. “Ontem, logo após a notícia de que ele tinha morrido, o médico fez o pedido para doar os órgãos. Ele ajudará outras crianças e continuará vivendo dentro delas”, disse.
O coordenador da Central de Transplantes do RN, Rodrigo Furtado, considerou nobre a atitude da família. “Eles deram a oportunidade de outras pessoas continuarem vivendo. É um gesto bonito e que devia ser seguido por muitos”.
Segundo Rodrigo, se houver o desejo, não é difícil colaborar com a doação de órgãos. “Basta informar em vida à família que deseja ser doador. Com essa comunicação, o nosso trabalho de captar órgãos fica muito mais fácil”.

Fonte: Cardososilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário