sábado, 19 de fevereiro de 2011

Imprensa X Polícia III: Uma análise sobre VIDA

Por: Redação/ParaibaemQAP

É inacreditável o que boa parte da imprensa da Paraíba está fazendo com profissionais da segurança pública, pais de família que arriscam suas vidas todos os dias – no trabalho ou na folga! -, para tentar garantir a paz na sociedade. Simplesmente inacreditável.
Querem, a todo custo, criminalizar o policial civil que teve de efetuar um disparo para conter a ação de vândalos na partida entre Treze X São Paulo, na última quarta-feira (16), em Campina Grande.
Querem, a todo custo, desviar o foco de problemas muito mais sérios na segurança do estado, que na verdade têm origem há décadas de existência. Não são de hoje.
Apegam-se aos recursos da edição de imagens e, principalmente, à ‘amizade’ com o poder político para diminuir ainda mais a vontade que muitos policiais AINDA têm de lutar contra o crime no estado.
O jornalista Fabiano Gomes, por exemplo, chegou a dizer na tarde desta sexta-feira (18), em seu programa de rádio, que os policiais estão “brincando com vidas”, quando disparam em local tumultuado ou, de alguma forma, ‘boicotam’ o trabalho dos colegas que iriam fazer a segurança do citado jogo.
Ora, caro Fabiano, faz muito tempo que os policiais da Paraíba ‘brincam’ com vidas. Mas é com a VIDA deles mesmos! Faz muito tempo que a VIDA dos policiais e demais profissionais da segurança pública deste estado é tratada como algo irrelevante. E o senhor sabe disso.
Era a VIDA daqueles policiais civis que estava em risco, quando verdadeiras gangues de marginais os circulavam, podendo inclusive tomar as armas desses trabalhadores. Não vamos nem falar sobre porte de arma e uso de ‘farda’ por policiais civis, porque já deu para perceber que a imprensa não entende [ou não quer entender?] desses assuntos.
Também não pretendemos, de forma nenhuma, censurar-lhe o sagrado direito de opinião, pois assim não poderíamos nós emitir os nossos pensamentos sobre este e quaisquer assuntos que pretendamos opinar.
Mas neste momento de nervos à flor da pele é, no mínimo, emergencial que tentemos analisar os graves problemas da segurança pública de forma mais ‘justa’. Sob pena de agravarmos ainda mais o quadro.
“Policiais presos”
Se o senhor acha que os policiais deveriam estar presos por tentarem diminuir um pouco mais os riscos de VIDA (ou morte?) que correm todos os dias, o que dizermos dos responsáveis por potencializar esses riscos? Por que não tratarmos do assunto na raiz?
Tragédia anunciada
Está mais do que clara a insatisfação dos profissionais da segurança pública, devido à falta de respeito, de condições de trabalho, de uma escala humana e de salários que justifiquem pôr a VIDA em risco. Se tratarmos esses problemas de forma superficial e claramente tendenciosa, fazendo da opinião pública um imenso inimigo dos policiais (mais do que já se mostra, historicamente), a possível greve geral poderá ser realmente deflagrada na Paraíba e outras VIDAS podem entrar em jogo. E aí, vamos pedir também a prisão de jornalistas, por “brincarem com o bem maior”?...
A ‘PEC’
Todo mundo sabe que a tal ‘PEC 300 da Paraíba’ é o grande motivador de todos os problemas gerados desde aquele outubro de 2010, quando grande parte dos políticos deste estado prometeu, votou, aprovou e sancionou o aumento salarial dos policiais. Pergunta-se: esses políticos ‘brincaram com VIDAS’ naquele instante, caro Fabiano? O senhor vai pedir a prisão deles também?
Pregando no deserto
Diante do poder de alcance de suas palavras, prezado Fabiano, nós somos apenas um grão de areia nas dunas maranhenses. Nós, profissionais da segurança pública que querem de verdade prestar um serviço melhor à sociedade [até porque nossas famílias também são ‘a sociedade’!], apenas aproveitamos um pouco do que a democracia brasileira pode nos ‘permitir’, através deste espaço na internet, para desabar nossas mágoas, nossas angústias, nossos problemas que sempre ameaçam tirar-nos a VIDA.
A origem
Por falarmos em ‘PEC’, polícia, jornalista, espaço na internet e origem de todos os problemas, no dia 30 de outubro de 2010, exatamente às 17h42, o seu muito maior e mais lido espaço na internet disse que Ricardo Coutinho, se eleito, respeitaria o que a Assembléia Legislativa aprovasse sobre a tal ‘PEC 300’. Ou seja, a origem de tudo isso.
Enquanto nós, profissionais da segurança, dizíamos naquele outubro que uma possível ‘brincadeira de mau gosto’ poderia gerar problemas para várias VIDAS, outras páginas na internet [como esta aqui] talvez tenham ignorado essas precauções e preferiram alimentar o sonho de uma VIDA melhor para milhares de pais, mães, filhos, família.
Reiterando o total respeito à liberdade de expressão e opinião, para todos nós, pedimos-lhe permissão para uma pergunta: somos nós, policiais, que brincamos com VIDAS, caro Fabiano?

Fonte:ParaibaemQAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário