sexta-feira, 15 de abril de 2011

ARMA NÃO LETAL É APRESENTADA POR CAPITÃO DA PM DE PERNAMBUCO EM PATOS


Por Mário Frade/Foto Portalpatos

TASER (é uma arma não letal atualmente utilizada pela polícia Pernambucana) foi apresentada na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal, a vários oficiais e praças da PM de Patos, priorisando a habilitação para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) e (CHS) Curso de Habilitação de Sargentos.

O tenente coronel Almeida recepcionou o palestrante capitão PM Galino do estado de Pernambuco que utilizou o período da manhã para apresentar aos policiais como funciona a arma e seus objetivos.

Durante a palestra o capitão expôs aos presentes o trabalho desenvolvido por sua equipe em Pernambuco e mostrou a través de Telão, diversas operações empreendidas pela PM local, a qual em determinadas circustâsncias, é comum a utulização do equipamento no estado.

De acordo com Galino a utilização da TASER é justamente para evitar o uso indevido de armas letais durante operações de risco, cujo propósito também é preservar a integridade física do meliante. Disse que arma possui dois eletrodos que ao atingir o alvo, paralisa-o sem que a pessoa corra risco de vida, pois apenas a coordenação motora do indivíduo é atingida.

Indagado se a arma seria uma forma de substituir meios utilizados pela polícia para mobilização de manifestantes e/ou os próprios marginais, a exemplo do Gás de Pimenta, Rifles de Bala de Boracha, etc, Galino disse que a TASER será mais um complemento para o aprimoramento da Polícia Militar.

O capitão disse que em Pernambuco são utilizadas pela PM duas armas do tipo e que vem apresentando bons resultados na atuação da PM nas ações consideravelmente repercutivas e já oferece referência para outros estados.


PortalPatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário