quarta-feira, 6 de abril de 2011

DELEGADO É AFASTADO POR MANTER MULHER ACORRENTADA

 A Superintendência de Polícia Civil do Ceará decidiu afastar o delegado regional de Russas/CE, Luciano Barreto, após a denúncia de que uma mulher estava a mais de uma semana acorrentada na janela da cozinha da unidade. A detenta Nayara Nogueira dos Santos, de 18 anos, é acusada de tentativa de homicídio e, como não podia ficar com os homens, foi presa com algemas e corrente em outro compartimento.

De acordo com Luiz Carlos Dantas, ao tomar conhecimento do fato, imediatamente pediu a apresentação da detenta ao Ministério Público. "Mandei expedir guia para exame de corpo de delito e mandei apurar, com todo o rigor, o comportamento, a atitude de quem possa tê-la colocada nessa condição", disse.

Dantas considerou o fato "absurdo" e defendeu que a superlotação não pode servir de justificativa para o fato. "Eu tomei conhecimento desse procedimento. Achei absurdo, como acho um fato muito difícil de se administrar a questão da superlotação. Superlotação nos distritos, em delegacias municipais, em delegacias regionais, mas nada disso justifica uma atitude como essa."

Sobre o assunto, a presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpoci), Inês Romero, afirmou que o caso demonstra a precariedade das delegacias do Estado, com excesso de presos e sem condições mínimas de segurança e higiene. "É lamentável que o Governo não esteja olhando e esteja rasgando a nossa Constituição Federal. É lamentável que nós tenhamos que passar por condições tristes, de ver a situação dessa presa. Não temos onde colocá-la."

ARBITRÁRIO Quando era delegado da Polícia Civil de Horizonte, a 60 quilômetros de Fortaleza, Luciano Barreto foi detido e acusado de tentativa de homicídio ao participar de ação de expulsão de pescadores da comunidade de Curral Velho, em Acaraú. Segundo a polícia apurou, os pescadores foram agredidos a bala por seguranças da Fazenda Joli Aquicultura, comandados por Luciano Barreto, pelo subtenente da Polícia Militar, José Roberto Lira da Silva e pelo escrivão José Webster Gonçalves de Sousa Barreto Coutinho Benevides.

Fonte: site miséri/focoelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário