sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ministro abre reunião nacional contra o crime organizado na Paraíba

Um laboratório de investigação de cartéis vai ser inaugurado em João Pessoa.

Por: Redação/ParaibaemQAP

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abre nesta quinta-feira (7) a 24ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O encontro reúne promotores de Justiça de todo o país em João Pessoa (PB).

Divididos em grupos de trabalho, os promotores discutirão durante dois dias modalidades de atuação das organizações criminosas: lavagem de dinheiro, infrações contra as ordens econômica e tributária, tráfico de drogas, crimes cibernéticos, entre outros. 

O Grupo foi criado em 2002 pelo Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados após o assassinato do promotor de Justiça de Minas Gerais, Francisco José Lins do Rego, que investigava a máfia dos combustíveis na região. Um dos grupos de promotores da reunião se concentra, inclusive, em debater formas de combate aos delitos e infrações relativas à produção, distribuição e comercialização de combustíveis.

Também estarão presentes no evento, que acontece no Hotel Verde Green, o governador do estado, Ricardo Coutinho, e o procurador-geral e presidente do GNCOC, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Combate ao crime

Um laboratório de investigação de cartéis vai ser inaugurado em João Pessoa, nesta quinta-feira (07), às 14h, com a presença do secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho. Essa atividade faz parte da programação do GNCOC. 

O laboratório fica na sede do Ministério Público Estadual e é um centro de inteligência com softwares especializados em coleta, análise e correlação de dados eletrônicos obtidos em operações de busca e apreensão.

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) liberou R$ 1,6 milhão em setembro do ano passado para a criação de laboratórios forenses em quatro estados: Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O laboratório do Rio de Janeiro já está em funcionamento. O da Paraíba está sendo inaugurado agora e os de São Paulo e Santa Catarina devem ficar prontos até o final deste ano.
Ministério da Justiça

ParaíbaemQAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário