segunda-feira, 18 de abril de 2011

Polícia Federal utiliza Raio-X portátil

Durante a realização de buscas pessoais, os policiais precisam adequar dois objetivos aparentemente autoexcludentes: fazer uma revista com o máximo de rigor ao tempo em que é preciso gerar o mínimo de constrangimento aos suspeitos, que na maioria das vezes não são criminosos. Muitos expedientes são utilizados atualmente para esconder objetos ilícitos, e o policial precisa estar atento para as enganações, até mesmo como forma de preservar a própria vida.
Para reduzir a possibilidade de erro nas buscas – a pessoas, veículos ou imóveis – a Polícia Federal brasileira adotou a utilização de aparelhos Raio-X portáteis em suas ocorrências, facilitando ao mesmo tempo o achado a objetos fruto de crime e a redução do constrangimento nas buscas, que passam a não ter a necessidade de desmontagens de equipamentos/veículos, e têm diminuídas a utilização do toque com as mãos.

A PF do Acre já obteve êxito com o uso do equipamento:

Na manhã de 06 de abril, atendendo a denúncia anônima recebida nesta Superintendência, os Policiais abordaram um taxi que vinha da cidade de Epitaciolândia. Além do condutor havia outro homem, uma mulher e uma criança.
Os Policiais interrogaram isoladamente os ocupantes do veículo e constataram o nervosismo dos denunciados e levaram o veículo para inspeção. Para a inspeção foi utilizado um equipamento portátil de Raio-X adquirido pela PF para atender demandas relacionadas a ameaças de Bombas e Explosivos, o equipamento mostrou-se muito útil no combate ao tráfico de drogas, uma vez que, com o aparelho foi possível identificar o local do veículo onde a droga foi ocultada.
Com o apoio do aparelho de Raio-x a PF encontrou cerca de 9,7 Kg de cocaína ocultados entre o forro e lataria do veículo. A droga, na forma de cloridrato de cocaína, estava distribuída em dez volumes. Segundo um dos traficantes o droga foi pega na Bolívia e seria entregue a uma pessoa na cidade de Rio Branco. Esta pessoa o pagaria pelo serviço de transporte. Ainda segundo o traficante, ele não sabia onde a droga estava escondida, pois o veículo foi preparado pelos traficantes na cidade da Cobija – BO sem a presença dele (condutor).

 
GATE (PMESP), em busca de explosivo, realiza inspeção de maleta
Veja alguns detalhes técnicos dos aparelhos Raio-X portáteis, com especificações de um fabricante nacional, que chama o equipamento de “Sistema de Inspeção não Intrusiva”:

Utiliza tecnologia de detecção e captura de imagens em tempo real através de CCD (Cam Corder Device) ou painel de silício amorfo (aSi). Fornecido nas versões “Mochila” e Valise Especial.
Possibilita a utilização com vários acessórios (câmera de vídeo externa, sistema de comunicação Wireless, etc.) para otimização, detalhamento e aperfeiçoamento de relatórios das investigações e missões.
Aplicações:
- Ensaios e Testes Não Destrutivos.
- Investigação e Varredura em Ambientes Fechados.
- Grupos Especiais de Investigação de Bombas e Artefatos Explosivos em Geral.
- Controle de Fronteiras.
- Verificação de bolsas, mochilas, pacotes e envelopes sem a necessidade de retirar e/ou violar o seu conteúdo evitando constrangimento e intervenções desnecessárias.
- Verificação de objetos suspeitos em locais de difícil acesso, sem a necessidade de locomoção do mesmo.

Outras corporações policiais brasileiras utilizam o equipamento, a exemplo do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) da PM de São Paulo (foto acima), que realiza com os Raio-X inspeções em objetos suspeitos de conter explosivos. É a tecnologia a favor da eficiência policial.
Do Abordagempolicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário