domingo, 15 de maio de 2011

46 grandes açudes estão sangrando na Paraíba

Segundo a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), dos 121 grandes açudes monitorados pela instituição, 46 estão com capacidade máxima, além disso, outros 32 açudes estão cheios, com armazenamento variando entre 70% e 90%%. Dentre os mananciais que já sangraram estão o de Boqueirão, segundo maior do estado, e o de Acauã, terceiro maior. O reservatório de Coremas/Mãe d’ Água, o maior do estado, encontra-se atualmente com 85,7% de sua capacidade. Quem quiser ter acesso aos dados referentes ao nível dos reservatórios da Paraíba, basta acessar o site da AESA: http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=preparaUltimosVolumesPorMunicipio
Quanto à ocorrência de chuvas:
Ainda deve chover este mês no semiárido do estado, embora muitos pensem que o período chuvoso da região já acabou. Entre hoje, sábado (14) e a quarta-feira (18) deve chover de forma isolada em municípios do interior do estado.
Quanto ao fim do período chuvoso:
O período chuvoso do semiárido paraibano se encerra entre os dias 27 de maio e 07 de junho, no entanto, em junho devem ocorrer chuvas de fraca intensidade, e até de intensidade moderada em alguns municípios da região, em virtude do período chuvoso do litoral, brejo e agreste do estado.
Perspectivas para o fenômeno La Niña:
O fenômeno La Niña, de acordo com o que eu tinha previsto, deve durar pelo menos até o fim de maio. Atualmente o La Niña está com intensidade fraca (0,8°C) abaixo da média, e deve dissipar totalmente por volta de Junho ou julho. Com a dissipação do La Niña, deve se estabelecer a condição de neutralidade no Oceano Pacífico Central, ou seja, a temperatura do Pacífico deve ficar em torno da média para os próximos meses, embora haja presença de áreas significativas de aquecimento que denotem a presença futura de um pseudo-El Niño.


Rodrigo Cézar Limeira (meteorologista) - Equipepatosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário