quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAICÓ - RN: Samu e Bombeiros terão central única de atendimento de emergência

 Tenente Miranda / Rodrigo Azevedos e Coronel Lisboa

A adoção de um protocolo único para regular as ações do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros e a implantação de uma central única de atendimento de chamadas em Caicó e toda Região do Seridó foram os motivos da vinda dos representantes da corporação Militar e do SAMU na manhã de hoje a cidade de Caicó. De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, (foto abaixo) o objetivo é integrar a ação dos dois serviços em todo o estado e em Caicó tambem não será diferente

 Coronel Lisboa

O Coordenador  administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos, (foto abaixo) disse que o atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros deverão iniciar um processo de comunicação integrada sendo implantada uma central única de atendimento e regulação, que vai receber tanto as chamadas feitas pela população para o 192 (Samu) como para o 193 (Bombeiros), para definir qual serviço deverá atender o paciente ou se a presença dos dois é necessária, como ocorre muitas vezes.

Essa central única de atendimento, explicou o comandante dos Bombeiros,  também deverá ter um comando unificado, sendo abrigado num mesmo espaço físico a ser implantado na sede do 3º Sub-Grupamento de Bombeiros Militares em Caicó. 

Samu ressalta que serviços são complementares

 Rodrigo Azevedo

O coordenador do Samu disse que a regionalização do serviço visa integrar e ao mesmo tempo descentralizar o atendimento, racionalizando recursos e melhorando a qualidade e o tempo do atendimento de urgência nas várias macrorregiões do Estado.
O coronel Lisboa e o coordenador Rodrigo de Azevedo visitaram as instalações da unidade do Corpo de Bombeiros em Caicó para ver a viabilização da instalação da sede do SAMU na unidade do Corpo de Bombeiros.

A Expectativa de instalação da central unica de atendimento do SAMU e do Corpo de Bombeiros é de até o final do ano de 2011.


Eduardo Dantas

Um comentário:

  1. Olá verifiquei que na cidade de Caicó há pelo menos 2 cursos de formação de socorrista, como saber se esses cursos são sérios e nos darão direito a concorrer numa vaga para trabalhar com a SAMU? Como será feito pra preencher essas vagas? ou serão preenchidas com pessoal do próprio corpo de bombeiros? Não são cursos baratos, portanto persiste a dúvida, se servirão na hora de procurar uma vaga na SAMU.

    ResponderExcluir