segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dnocs divulga levantamento parcial dos açudes do Rio Grande do Norte

                                                                      Imagem ilustratva
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas confirmou uma lista sobre a situação parcial dos açudes no Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (16). De acordo com o engenheiro Aldo José Fernandes Ribeiro Dantas, responsável pela listagem no setor do (DNOCS), o açude Açu, formado pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, situado os municípios de Assu e São Rafael, segue sangrando, no entanto, o nível de água que havia atingido 95 cm no último dia 8, teve o seu volume diminuído para 55 cm.

No município de Assu, situado a 207 km de distância de Natal, o açude Mendubim apresenta 91,78% de sua capacidade máxima, restando 69 cm para o início da sangria. Já no açude Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros, o nível de água aponta 76,55% de sua capacidade máxima, restando ainda 1 metro e 24 centímetros para o início da sangria.

Em Currais Novos, localizado a 172 km da capital potiguar, o açude Dourado possui 78,89% da capacidade máxima, o que indica 74 cm para a sua sangria. Outros dois açudes se encontram em situações idênticas, onde o açude Currais Novos atingiu 100% de sua capacidade e iniciou o sangramento com 1 centímetro de volume, assim como o açude Tororó.

O açude Cruzeta, na cidade Cruzeta, situado a 219 km de distância de Natal atingiu a sua capacidade máxima (100%) e continua sangrando com 12% do volume.

No município de Caicó, distante 256 km de Natal, o açude Itans está com 70% do seu volume máximo, restando 1 metro e 80 centímetros para o início da sangria. Também em Caicó, no Açude Mundo Novo, o reservatório apresenta 100% de sua capacidade e não sangra mais.

Na barragem João Batista do Rego, em Poço Branco, distante 59 km de Natal, o Açude Poço Branco apresenta 81% de sua capacidade máxima, faltando 2 metros e 10 centímetros para sangria.

O engenheiro Aldo José Fernandes Ribeiro Dantas lembrou que o nível dos açudes quando comparados em centímetros são divulgados de forma instantânea, por isso, o quadro pode mudar em qualquer momento de acordo com o volume de água.

Gargalheiras

Segundo o último levantamento divulgado pelo DNOCS, no dia 13 deste mês, 83 centímetros separavam o volume de água para início da sangria. Na tarde desta segunda, um novo boletim sobre o açude Marechal Dutra informou que o reservatório apresenta 86% de sua capacidade máxima e que faltam 78 cm para sangrar.

DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário