sábado, 14 de maio de 2011

Drogas e bebidas dentro do presídio

A direção da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) apreendeu na madrugada de ontem drogas, bebidas e celulares que seriam repassados aos apenados da unidade. Cinco agentes penitenciários serão alvo de investigação por parte da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) e também pela  Delegacia de Narcóticos. Cogita-se a facilitação por parte dos guardas para a entrada dos produtos, mas eles permanecerão com as funções normalizadas até o encerramento dos processos.

A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima de que haveria entrada de entorpecentes e bebida alcoólica no presídio localizado na região metropolitana da capital. A direção resolveu apurar e encontrou três quilos de maconha, oito litros e meio de uísque e quatro celulares no refeitório do Pavilhão 2. Segundo Robson Gomes, diretor  do PEP, os únicos que têm acesso à área são os agentes penitenciários.

Os produtos foram encontrados por volta das 3h30 da madrugada desta sexta-feira e foram encaminhados para a Delegacia de Narcóticos (Denarc), na zona Leste de Natal. Os cinco agentes que estavam de plantão prestaram depoimento ao delegado Odilon Teodósio, que não conseguiu configurar o flagrante. Teodósio optou por instaurar um inquérito por portaria criminal que pode responsabilizar os servidores por tráfico de drogas e associação para o tráfico. “Se entrava essa quantidade de maconha por noite é só somar e perceber as deficiências do Sistema”, disse o delegado.

O coordenador do Sistema Penitenciário, José Olímpio, disse que será instaurado um processo administrativo por parte da direção da unidade para apurar as responsabilidades não somente pela droga, mas também pelos celulares e bebida. “Enquanto não houver uma conclusão, não haverá punição”.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário