domingo, 1 de maio de 2011

Tradição quebrada: violência em Mandacaru altera rotina no bairro e afasta jovens das quadrilhas juninas


                                                   
A onda de violência que vendo sendo registrada no bairro de Mandacaru em João Pessoa e a inexistência de ações de combate a criminalidade na região, estão prejudicando a realização de atividades lúdicas no bairro. As tradicionais quadrilhas juninas podem não sair este ano em virtude da insegurança.
Um marcador de quadrilha- que não quis ser identificado – e que vamos chamá-lo de João Carlos procurou neste domingo (1º) o Portal Correio, para denunciar o descontrole da violência que atinge o bairro, tido pelas estatísticas como o mais violento de João Pessoa.
Segundo João, os pais estão proibindo os filhos de participarem dos ensaios das tradicionais quadrilhas juninas, com medo dos constantes tiroteios que são registrados nas comunidades do bairro. O controle da venda de drogas é o principal motivo das brigas entre gangues rivais.

“Os tiroteios e homicídios que acontecem aqui em Mandacaru estão deixando os jovens, que todo ano participam da quadrilha fora delas. É triste uma tradição ser quebrada por causa da violência e a gente ver que nada é feito para combater isso”, desabafou João Carlos.
De acordo com o organizador de quadrilha junina, os jovens estão receosos de participar dos ensaios, porque diariamente os sons dos tiros ecoam pelo bairro.

“Eu sempre participei das quadrilhas juninas. Gosto muito. Mas estou vendo que este ano infelizmente vou ficar de fora, porque tenho medo de morrer de forma trágica”, lamentou R.S de 16 anos.
O adolescente de 16 anos ainda confessou que os traficantes estão pedindo pedágio para liberarem o tráfego dos moradores em algumas ruas, dominada pelos criminosos.

“Em algumas ruas a gente tem que dar dinheiro pra eles. Se a pessoa não der corre o risco de levar uma “surra” deles. Por isso que sempre evito passar por certas ruas”, denunciou R.S.


Portalcorreio - Hyldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário