quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESPORTE: Lendas do MMA desafiam chefão e carrasco do UFC

Astro Wanderlei Silva se junta aos "aposentados" Cro Cop, Tito Ortiz e Chuck Liddell

idolos-700
Lendas vivas do MMA, Tito Ortiz, Cro Cop e Wanderlei Silva se negam a seguir as ordens do patrão Dana White
Apontado como um dos grandes responsáveis pela popularização do MMA no mundo, o presidente do UFC, Dana White, coleciona desafetos na mesma medida que desliza em suas declarações infelizes pedindo a aposentadoria dos maiores ídolos do esporte.

Uma grande prova da insatisfação dos atletas com os conselhos fora de hora do patrão foi o anúncio de que Mirko “Cro Cop” retornará ao octógono contra o gordinho Roy Nelson em outubro, no UFC 137.

A postura do peso-pesado croata se junta aos demais “aposentados” por Dana White: Wanderlei Silva, Tito Ortiz e Chuck Liddell. Lutadores que ainda teimam em não se aposentar, com exceção ao ex-campeão Liddell, que resistiu por um ano antes de acatar o pedido do presidente.

A resposta de Cro Cop, que anunciou o duelo antes mesmo do próprio evento, foi motivada pelo recente triunfo do teimoso Tito Ortiz diante do promissor Ryan Bader. Ex-campeão dos meio-pesados (93 kg), o americano chegou a ficar mais de mil dias sem uma vitória, o que tirou o carequinha do sério repetidas vezes.

Mas por que Dana White pega tanto no pé das maiores lendas do MMA? Ou porquê não os demite logo de uma vez?

A postura do cartola, na verdade, é reflexo de dois fatores. Primeiro que, com exceção ao russo Fedor Emelianenko, todos os grandes lutadores da história possuem contrato com o UFC, e, portanto, seria interessante para a marca que os lutadores se aposentassem com o logo do evento no peito.

E é esta postura de marketing de vincular os ídolos ao nome da entidade que gera o segundo fator, e mais preocupante, de motivação às fanfarronices de Dana White: o medo da queda de popularidade dos astros do octógono.

Não é segredo algum que a maioria dos fãs diminuem o foco de sua atenção ao atleta que perde seguidamente, para de render em alto nível ou deixa de fazer parte do card principal das noitadas de MMA.

Esta preocupação, aliás, foi o que fez com com que o cartola não pensasse duas vezes antes de pedir pela aposentadoria de Wanderlei Silva após o intantâneo nocaute diante de Chris Leben, sem levar em consideração o tempo do brasileiro afastado dos combates, ou sua última apresentação, quando venceu por decisão unânime um top 5 da categoria dos médios (84 kg), Michael Bisping.

Se Ortiz voltou a vencer, Mirko também pode, assim como Wanderlei, Minotauro e Shogun. Nas palavras do próprio Minotauro, “Dana White não é Deus para decidir desta forma quando um lutador vai se aposentar”.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário