quinta-feira, 28 de julho de 2011

Paraíba: João Pessoa, Campina Grande e Patos registram mais da metade dos homicídios do Estado

Nos seis primeiros meses de 2011, a Paraíba já registrou 845 homicídios. Quase cinco paraibanos são assassinados a cada dia no Estado. O número é 21,75% maior do que o registrado no mesmo período de 2010, quando foram contabilizados 694 homicídios, 151 a menos do que este ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Seds).

Desses 845 assassinatos, pelo menos 440 foram registrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, mais da metade em todo o ano.

Na Capital, dados revelam que 319 pessoas foram assassinadas nos seis primeiros meses do ano. O número corresponde à preocupante estatística de um homicídio a cada 13 horas.

Campina Grande vem logo em seguida com 89 homicídios registrados no total do primeiro semestre do ano, dos quais 70% foram cometidos com arma de fogo. Campina Grande se configura entre os municípios do interior do Nordeste com maior número de casos.

Patos fica logo atrás, e dentro do mesmo período registrou 32 assassinatos. O uso ilegal de armas de fogo na cidade é provocado pela venda clandestina no mercado negro, à disposição em algumas feiras do município.

Em João Pessoa, a média de homicídios por grupo de 100 mil habitantes é de 45,57. Em Campina Grande a média de assassinatos é 22,25 para cada 100 mil habitantes, enquanto que Patos chega a 32 homicídios.

Em Patos, chegamos ao fim do primeiro semestre com 32 homicídios praticados nos primeiros seis meses do ano, média de 5,33 mortes por mês.

A média mensal de 2011 é também superior a 2010, quando no mesmo período do ano passado, Patos registrou 23 homicídios, 3,83 homicídios/mês.

Os 34 homicídios já registrados em 2011 contados os crimes praticados em julho(02), representam ainda que morreu uma pessoa em Patos a cada 5,16 dias.

Ano passado, Patos tinha em média uma morte a cada 7,86 dias, ou a cada 7 dias e seis horas, o que significa um crescimento superior a 25% nos índices de violência.

O ranking dos bairros nos quais mais aconteceram homicídios é liderado pelo Valentina de Figueiredo, onde 28 pessoas foram mortas. Logo depois, vêm Mandacaru, com 27 assassinatos, Mangabeira, com 26, São José, com 23, e Cristo, onde foram registrados 18 assassinatos.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Delegacia de Homicídios, os meses mais violentos na Capital foram março e abril. Em cada um, foram cometidos 60 homicídios, ou seja, uma média de dois por dia.

Os meses de maio e junho já são considerados os mais violentos na cidade de Patos. Dos 34 homicídios registrados em 2011 na cidade, 17 aconteceram nos dois meses; 8 assassinatos em maio e 9 em junho.

Já em Campina Grande o número de homicídios durante o mês de junho duplicou em relação à média registrada nos últimos seis meses do ano.

Dos 89 assassinatos até junho na Rainha da Borborema, 25 aconteceram somente em junho, representando um crescimento percentual de 218% em comparação aos meses anteriores, que mantiveram uma média de 11 casos mensalmente. A média mensal em Campina este ano é de 14,83 por mês.

De acordo com a avaliação da Seds, os números desse tipo de crime refletem uma curva de crescimento evidenciada nos últimos 11 anos e o aumento desses índices está diretamente relacionado ao avanço do tráfico de drogas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Seds, a redução no número de homicídios na Paraíba é uma das prioridades do órgão. 

Fonte: Horaexata - Vicente Conserva

Nenhum comentário:

Postar um comentário