sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Caicó - RN: esquema de tráfico de drogas era comandado de dentro de presídio

Secretaria de Segurança prendeu 35 pessoas, em ação nesta quinta-feira

O esquema de tráfico de drogas desarticulado nesta quinta-feira (11) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública mostra a fragilidade do sistema prisional. Toda uma rede de compra e venda de drogas era comandada de dentro um presídio. O criminoso Valdir Souza do Nascimento comandava uma rede de venda de drogas no interior do Estado. O presidiário é o mesmo que chegou a ser indiciado como mandante do assassinato do jornalista F. Gomes, em 2010.
Por esse crime, Valdir foi inocentado. No entanto, a polícia continuou investigando o presidiário e, com isso, descobriu o esquema de tráfico de drogas comandado por ele. A delegada Sheila Freitas, titular da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), contou ao Portal BO que Valdir usava os familiares para controlar a compra e venda de entorpecentes.
 

“Como ele estava recebendo visita dos familiares normalmente, conseguia manter o controle dos negócios. A própria mulher dele estava morando em um vilarejo próximo de Alcaçuz, para facilitar as coisas”, disse a delegada Sheila Freitas.
Foto: Thyago Macedo
Delegada Sheila Freitas, da Deicor
 
A mulher de Valdir, Cleonice Elisa de Souza foi presa nesta manhã, em Nísia Floresta. As duas filhas dela com o presidiário também foram detidas, Lidiane Simone de Souza e Leiliane Souza do Nascimento. De acordo com a titular da Deicor, a família de Valdir fazia o elo com o restante da quadrilha na região Seridó.
Por esse motivo, a operação foi batizada de Conexão. A ação resultou na prisão de 35 pessoas, acusadas de envolvimento com vários crimes, inclusive, latrocínio, roubo e tráfico de drogas. Mais de 100 policiais participaram da operação, que também apreendeu R$9 mil, nove motos e três carros.
Com as prisões, a Secretaria de Segurança Pública espera reduzir o número de ocorrências em Caicó e na região Seridó, tendo em vista que boa parte dos crimes tinham ligação com o tráfico de drogas.


PortalBO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário