terça-feira, 9 de agosto de 2011

Paraíba: Sai edital do concurso com 50 vagas para oficiais

A Polícia Militar da Paraíba anunciou concurso para o Curso de Formação de Oficiais 2012 e do Corpo de Bombeiros Militares. São 50 vagas, sendo 35 para o Quadro de Oficiais Combatentes (QOC - 30 vagas para o sexo masculino e cinco vagas para o sexo feminino). Para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militar (QOBM), são 15 vagas, sendo 11 destinadas ao sexo masculino e quatro para o feminino.


O concurso terá três fases, sendo a primeira o exame intelectual com provas escritas através do PSS – 2012 da Coperve/UFPB. A segunda fase são os exames complementares (psicológico, de saúde e aptidão física) e a terceira etapa, a avaliação social (quando é averiguada a idoneidade moral e conduta pregressa do candidato). As duas últimas fases do concurso são de responsabilidade da Polícia Militar.


No período de 15 a 28 deste mês, os candidatos se inscreverão aos exames complementares, de responsabilidade da Polícia Militar. Essa inscrição deve ser feita via internet no site http://www.pm.pb.gov.br. O candidato pagará taxa de R$ 50,00, a exceção de doadores de sangue na Rede Hospitalar Pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que estão isentos dessa taxa.


A inscrição para o PSS, de responsabilidade da Comissão Permanente do Concurso Vestibular da Universidade Federal da Paraíba – Coperve/UFPB, será feita pelo site http://www.coperve.ufpb.br, desta terça-feira (9) até o dia 28 deste mês. A taxa para esta inscrição foi fixada em R$ 27,50. Esta inscrição somente deverá ser efetuada pelo candidato que tenha sua inscrição nos Exames Complementares homologada pela Polícia Militar.


O edital do concurso para Oficiais da PM e Bombeiros Militar está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9), nas páginas 20 a 26, onde as pessoas interessadas terão acesso a todas as informações sobre o certame. O edital também estará disponível no site da PM http://www.pm.pb.gov.br.


O curso – Os aprovados para o Curso de Formação de Oficiais 2012 e do Corpo de Bombeiros Militares terão formação de três anos no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, situado no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, que integra o Centro de Educação da PM, é uma instituição de Ensino Superior, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação.


Quando matriculados, os concursados são incluídos, respectivamente, na Policia Militar ou no Corpo de Bombeiros, na graduação de praça especial, como cadete do 1º ano do CFO PM ou BM.


Concluído o curso, o cadete será declarado aspirante a oficial. Após um estágio mínimo de seis meses o cadete torna-se 2º tenente PM ou BM, conforme sua opção no concurso, começando assim a carreira militar. Com o passar dos anos ele chegará a ser 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e chegando ao último posto, coronel.

Da Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário