quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paraíba: MP apresenta projeto para garantir segurança nos bancos

Segundo um levantamento, ocorreram 68 assaltos em bancos da Paraíba.
Projeto foi apresentado em encontro nesta terça (6) em Cajazeiras.

Do G1 PB

Um levantamento feito pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba constatou que, em 2010, ocorreram 68 ações criminosas em bancos da Paraíba, entre assaltos, explosões e tentativas de assalto. Por conta disto, o MPPB está elaborando o projeto Bancos, que será desenvolvido nas Promotorias do estado. 

O projeto foi apresentado aos promotores de Justiça do Sertão, durante o I Encontro Criminal do MPPB, realizado, nesta terça-feira (6), na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A apresentação foi feita pelo promotor Herbert Carvalho, do Gaeco, e pelo promotor Bertrand Asfora, que coordena o evento e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais.

De acordo com Bertrand Asfora, é necessário uma maior participação dos municípios no combate aos crimes ocorridos em bancos. “Para tanto, o projeto pretende impulsionar os municípios a criarem leis municipais que exijam dos bancos mais segurança como câmeras internas e externas de forma a contribuir com a investigação dos casos ocorridos”, disse o coordenador.

“Precisamos apurar como agem as gangues. Isso é um verdadeiro temor social. As gangues chegam nas cidades atirando, assustando a coletividade, fazendo cidadãos reféns. Nossa ideia é ter uma atuação social nessa área”, disse.

Segundo Bertrand Asfora, o projeto vai sugerir aos prefeitos a criação dessa lei municipal e, a partir daí, os promotores poderão expedir recomendações aos bancos para que garantam a segurança do cliente e, se for necessário, mover uma ação civil pública. O promotor informou que João Pessoa já possui uma lei nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário