segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraíba: Van fez ultrapassagem perigosa em acidente que matou 13 na PB, diz PRF

Acidente aconteceu na noite deste domingo (4) no interior da Paraíba.
Van transportava um grupo de pessoas de João Pessoa para Patos.

Do G1 PB


A Polícia Rodoviária Federal afirmou na manhã desta segunda-feira (5) que o acidente que deixou 13 mortos e três feridos no interior da Paraíba foi provocado pelo motorista da van. O condutor teria forçado uma ultrapassagem ao Fiat Palio e, ao ver que um caminhão vinha no sentido contrário, desistiu da manobra e acabou causando o choque. O acidente ocorreu na região da Borborema paraibana, na BR-230, perto do município de São Mamede.

Segundo o agente da PRF, Clístenes Vieira, ao desistir da ultrapassagem o motorista da van, que transportava um grupo de João Pessoa com destino a Patos, no Sertão, bateu na lateral do Palio e em seguida colidiu de frente com o caminhão que transportava madeira. O agente explicou também que foram quatro veículos envolvidos no acidente e não três, como tinha sido divulgado mais cedo. O Palio, após ser atingido, também perdeu o controle e colidiu em um segundo caminhão.

De acordo com o delegado Ronis Fernandes, plantonista de Santa Luzia, as três pessoas feridas foram levadas para hospitais da região. O único sobrevivente da van é um adolescente de 16 anos, que foi arremessado para fora do veículo e está internado em estado grave em Campina Grande. Os outros dois estavam em um Fiat Palio e foram resgatados por bombeiros. Eles sofreram ferimentos leves.
O delegado informou que, devido ao estado em que os corpos ficaram na pista, ainda não foi possível identificar todas as vítimas. Sete corpos foram encaminhados à Unidade de Medicina Legal (UML) de Patos. Por conta da ausência de espaço para armazenar todos, outros seis foram transferidos para a UML de Campina Grande, onde os parentes deverão fazer as identificações.

Em entrevista à TV Paraíba, o pai do único sobrevivente da van informou que o filho havia passado o fim de semana em João Pessoa para participar do casamento da tia da namorada dele. Segundo Dionísio Martins, o rapaz continua internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, em coma induzido, respirando com a ajuda de aparelhos. Ele fraturou o antebraço e o fêmur esquerdo.

Irmão diz que motorista era responsável

A reportagem do G1 conversou por telefone com João de Torres, irmão do motorista da van, José Alves de Torres, de 52 anos. Segundo ele, o irmão trabalhava há mais de dez anos fazendo transporte alternativo. Ele duvidou das informações sobre a suposta ultrapassagem indevida.

"Muitas pessoas que eram passageiros dele com frequência estão me ligando porque não acreditam nesta possibilidade. Eles sabem da responsabilidade do meu irmão na estrada", informou João. O corpo foi identificado em Campina Grande e foi transferido para o enterro em Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário