quinta-feira, 27 de março de 2014

Patos - PB: Polícia deflagra operação denominada "operação zumbi" e prende mais de 20 pessoas envolvidas em tráfico e homicídios




Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26),foi deflagrada uma operação conjunta entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), policias Civil e Militar na cidade de Patos/PB. A operação foi denominada ‘Operação Zumbi’, visando combater o tráfico de drogas e homicídios dentro e fora do presídio local.
Foram cumpridos 22 mandados de prisão expedidos pela justiça, após uma investigação sobre crimes na cidade, que teriam a participação de detentos do Presídio Romero da Nóbrega. Câmeras de Segurança e escutas telefônicas autorizadas pela Justiça ajudaram às autoridades policiais a identificar os líderes do tráfico de drogas e mandantes das execuções. “Câmeras escondidas dentro do presídio filmaram diversas ações, entre uma delas, um preso amolando uma faca para matar outro detento. O identificamos e ele já está no isolado”, disse Walber, revelando que escutas telefônicas mostraram a participação de detentos no tráfico de drogas.
Foram transferidos 11 presos do Romero Nóbrega para o Complexo Penitenciário PB1, em Jacarapé, na Capital. “A operação ocorre dentro de fora do presídio. A Gerência de Inteligência da Seap ( Geplase), agentes penitenciários e policiais Civis e Militares, fazendo varredura para tirar de circulação os criminosos.

Segundo o delegado Jaques, o tráfico de droga também tinha ramificação com presos da Cadeia de Jequié, na Bahia, onde também foram identificados envolvidos com as mortes ocorridas em Patos.
Um dos detentos do Romero Nóbrega chegou a ser flagrado fabricando armas artesanais que seriam usadas para assassinar presos dentro do complexo penitenciário. O secretário Wallber Virgolino, de Administração Penitenciária, informou que o detento foi identificado e transferido para o isolado.
A chefia do grupo, suspeito de tráfico de drogas e homicídios, era dividida com outro detento do presídio de Jequié, na Bahia, além de outra pessoa que foi presa na madrugada desta quarta.
 “Eles agiam a partir de Patos, mas com atuação também em Itaporanga, Santa Teresinha e outras cidades vizinhas”, disse delegado seccional de Patos, Cristiano Jaqcues. Segundo a polícia, a quadrilha também mantinha ligação com traficantes de Recife, em Pernambuco. Ao todo, 21 pessoas foram detidas. Segundo a Polícia Civil, o grupo era comandado por pessoas de dentro de presídios.

De acordo com o delegado, a operação foi antecipada, uma vez que a polícia identificou que o grupo pretendia realizar mais cinco homicídios nos próximos dias. A quadrilha seria responsável por pelo menos sete homicídios nos últimos quatro meses.
“Eles tinham como objetivo a venda de drogas e a execução de pessoas que não pagassem pelo produto ou que fossem rivais tentando vender droga na área que seria de atuação da quadrilha”, explicou Cristiano.
Entre as pessoas detidas na operação estão um adolescente, três homens que cumpriam pena no Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, e o detento do presídio de Jequié. Duas pessoas ainda estão foragidas. Também foram apreendidos quatro revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 32, além de 4kg de maconha, papelotes de cocaína e aproximadamente 400 gramas de crack.
As investigações começaram em novembro de 2013, após uma apreensão de cocaína feita polícia dentro de um banheiro de uma universidade, durante uma festa. O delegado explica que esta droga seria vendida por um dos líderes da quadrilha. “Após identificarmos os líderes do grupo, conseguimos descobrir outros membros e realizamos a operação”, disse o delegado.
A polícia divulgou as fotos de alguns dos presos na Operação Zumbie



Do blog com informações e fotos do Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário